
Museu Paulista
São Paulo - SP
Também conhecido como Museu do Ipiranga, o Museu Paulista tem em seu acervo de mais de 125 mil artigos. Entre artes plásticas – esculturas e móveis-, móveis e utensílios cotidianos e documentação, o museu resgata história de São Paulo e, por conseqüência, do Brasil.
O roteiro possui diversos assuntos a serem estudados: o período Colonial da História Brasileira, Entradas e Bandeiras (Monções, Marcos da Posse, objetos utilizados, pinturas etc), Independência do Brasil, sociedade aristocrática cafeeira, barroco brasileiro, meios de transporte, processo de industrialização e urbanização a partir do final do século XIX.
Os acervos têm sido mobilizados para as três linhas de pesquisa as quais o museu se dedica:
• Cotidiano e Sociedade
• Universo do Trabalho
• História do Imaginário
Ao visitar uma instituição como o Museu Paulista, entende-se a formação e os valores de toda uma sociedade
A Escadaria
A escadaria do museu tem um imenso valor simbólico ao povo paulista. A escadaria propriamente dita representa o Rio Tietê, que foi o ponto de partida dos Bandeirantes rumo ao interior do país.No corrimão estão colocadas esferas com águas dos rios desbravados pelos paulistas entre os séculos XVI e XVIII. Nas paredes do ambiente estão estátuas dos heróis bandeirantes, como Borba Gato e Anhanguera. Ao centro, está representado D. Pedro I como herói da Independência.
Temas: História e Artes



