




Memorial da América Latina
São Paulo – SP
O Memorial da América Latina é um convite permanente as diversas manifestações artísticas e científicas latino-americanas. Foi inaugurado em 18 de março de 1989 com 84.480m², e foi construído com a grande missão de aumentar as relações culturais, políticas, econômicas e sociais do Brasil com os demais países da America latina.
CONHECENDO O MEMORIAL: Conhecer o conjunto arquitetônico do Memorial é uma experiência inesquecível. Além de apreciar as linhas curvas das construções, os alunos vão se surpreender com as obras de arte de artistas consagrados exibidas ao longo da esplanada ou dentro dos espaços culturais. Todos eles foram escolhidos pelo próprio arquiteto Oscar Niemeyer, que indicou em quais locais os trabalhos deles deveriam ficar expostos. Com base no acervo do Memorial, são transmitidas informações referentes á arquitetura dos espaços, as artes e história dos vários povos latinos americanos.
PAVILHÃO DA CRIATIVIDADE: No pavilhão encontraremos o acervo de arte popular que conserva peças singelas de autores anônimos. São obras primas do artesanato continental, recolhidas diretamente das mãos de artesões, sem intermediários, lá onde eles vivem e trabalham.
SALA DE ATOS: Sede de solenidades e recepções oficiais ligadas as questões do subcontinente latino – americano, o Salão de Atos Tiradentes é o coração do Memorial. Lá veremos a mais importante obra de Candido Portinari, o painel Tiradentes, de 1948, que mede 18 x 3 metros, além de seis painéis em baixo-relevo construídos pelos artistas plásticos Caribé e Poty, e que medem cada um 4x15 metros.
GALERIA MARTA TRABA: A galeria Marta Traba de Arte Latino-Americana é um espaço privilegiado para a difusão da arte e para o intercâmbio cultural com os países do nosso continente. A galeria é hoje o único espaço museológico do Brasil. Ocupando uma área de 1000m², o espaço é sustentado por uma única coluna central, permitindo aos alunos desde a entrada uma visão do conjunto das obras expostas.