




Estação Ciência
São Paulo - SP
Localizada em antigos galpões da Lapa, a Estação Ciência é um centro de ciências interativo que realiza exposições e atividades nas áreas de Astronomia, Meteorologia, Física, Geologia, Geografia, Biologia, História, Informática, Tecnologia, Matemática, Humanidades, além de cursos, eventos e outras atividades, com o objetivo de popularizar a ciência e promover a educação científica de forma lúdica e prazerosa.
Exposições - Plataformas de Estudo.
Ciências Biológicas.
Na área da Biologia todos os visitantes poderão conhecer a máquina maluca de fabricar perfumes, cobras como a cascavel, a caiçaca e píton bola, a diversidade aquática, a formação de um Atol, o esqueleto humano, musculatura e órgãos
Além disso, torsos femininos e masculinos mostram a complexidade da organização interna do corpo humano, com destaque para uma pelve feminina grávida.
Ciências Físicas.
Na área da física é possível encontrar equipamentos referentes à mecânica, ao eletromagnetismo, à termodinâmica e à óptica.
Com o apoio dos monitores da Estação Ciência, o visitante pode desvendar os temas relacionados, interagindo com esses equipamentos.
Ciências Humanas.
Abordar apenas o surgimento do universo segundo a visão da ciência ocidental seria perder a riqueza dos mitos indígenas brasileiros. Com o objetivo de expor vários ângulos de uma mesma realidade, a Estação Ciência mostra a origem do Universo segundo os mitos dos povos Aruá, Kaxinauá, Kamaiurá e Kayapó.
Ainda em Ciências Humanas, são apresentadas sete maquetes sobre o tema feudalismo, representando um castelo de madeira, um castelo de pedra, armas de guerra, um campo de batalha, um torneio de cavaleiros, um banquete de nobres e o trabalho dos servos dentro do castelo.
Ciências Matemáticas.
Espaço com matemática interativa e prática, explicando, entre outros, a teoria dos nós, o caos e a teoria da catástrofe de forma clara e com a ajuda de materiais do dia-a-dia.
A área também conta com um tabuleiro gigante de Xadrez a apresenta várias formas de se jogar o Jogo da velha.
Ciências da Terra.
Em ciências da Terra, o público pode experimentar um pequeno abalo no Simulador de terremotos, conhecer a história dos tsunamis mais destrutivos da história, ver mapas em relevo, uma grande maquete com fontes de energia, reprodução da sedimentações, exemplos de minerais, descobrir como foi a formação do planeta Terra até os dias de hoje e ver, por meio de esculturas, dois grandes dinossauros.
Também é apresentado o quadro demonstrativo de quantidade de água utilizada ao se desempenhar diversas tarefas, desde fazer a barba até lavar o carro.
Tecnologia.
Na área da tecnologia é possível, através de botões ligados a pontos de luz em uma maquete, localizar parques, represas, portos, aeroportos, estádios de futebol e a cidade universitária (USP).
Pode-se, também, interagir com um quiosque com acesso a mais de 400 museus de ciência no mundo todo.Há ainda uma grande maquete de uma bacia hidrográfica.
Estação Natureza.
Esta exposição fica na plataforma externa da Estação Ciência e está instalada em cinco vagões de trem, distribuídos em 100 metros de trilhos, em uma área total de 240 m².
Em cada um deles, as informações sobre as paisagens brasileiras são apresentadas de forma lúdica, sensorial e interativa, proporcionando ao visitante a vivência da realidade de cada lugar por meio dos sentidos, incluindo simulação de temperatura, cheiros, projeções de imagens, modelos de animais e plantas e painéis fotográficos.
Química.
A exposição conta com quatro mesas com demonstrações interativas de conceitos químicos importantes. (filtração, condutibilidade térmica, condutibilidade e densidade de plásticos).