top of page

Tour Histórico em São Paulo

São Paulo - SP

 

Enfoque pedagógico

Vivências: Interagir com o antigo centro da cidade e observar todo conjunto histórico e arquitetônico de alguns dos pontos mais importantes de São Paulo.

Abordagem: Arquitetura e patrimônio; bandeirantismo, escravidão e imigração; ciclos econômicos, industrialização, metropolização e impactos ambientais.

 “No passado, o barulho dos saltos altos sobre o calçadão, a tranquilidade dos passeios familiares e as moradias requintadas. Hoje, a gritaria dos vendedores ambulantes oferecendo seus produtos, num vaivém incessante e as mais diferentes realidades convivendo nesse cotidiano”.

Estudo do Meio, realizado através de uma caminhada no Centro Histórico da cidade de São Paulo, mostrando o desenvolvimento da cidade de São Paulo dentro de um contexto social, político e econômico desde o início de sua colonização.

Nessa caminhada, belos prédios despontam imponentes, cada um com sua característica arquitetônica e história, sendo recuperada e contada por nossos guias especializados através desse passeio a pé. 

Essa caminhada é uma pequena amostra do que tem a oferecer o centro de São Paulo, com sua história, sua gente e suas atrações culturais.

O passeio não inclui visitas internas a todos os locais que constam no roteiro

 

Catedral da Sé

Também chamada de catedral Metropolitana, tem capacidade para até 8.000 pessoas e é um dos maiores templos góticos do mundo. Além de reparos na estrutura, a última reforma, concluída em 2002, teve como saldo a construção de 14 torreões previstos no projeto original, do arquiteto Maximiliano Hehl.

O projeto é de 1912, mas a catedral só abriu, e ainda incompleta, no 400º aniversário paulistano, em 1954. Tem órgão com 10 mil tubos.

 

  • Visita Interna na Catedral da Sé

 

Centro Cultural Banco do Brasil

Antes de se tornar o Centro Cultural Banco do Brasil, encontrava-se no espaço uma agência do banco, que adquiriu o edifício em 1923. Em 1999, o imóvel foi restaurado e manteve as linhas originais do início do século, quando foi construído.

Hoje, o prédio possui espaços diversificados como teatro, sala de cinema e sala do Programa Educativo, livraria, café e bomboniere.

 

  • Visita externa do Centro Cultural Banco do Brasil.

 

Solar da Marquesa de Santos

Edifício do século 18 abriga atualmente, o Museu de São Paulo. É o casarão onde morou D. Domitila de Castro Canto e Melo, considerada o grande amor de D. Pedro I, e único exemplar que restou da arquitetura aristocrática urbana - as paredes são feitas com taipa de pilão. Após a morte da marquesa, em 1867, foi vendido e transformado em palácio episcopal, em 1909. Vendido novamente, foi amplamente reformado e passou a abrigar o Museu de São Paulo

 

  • Visita externa do Solar da Marquesa.

 

O conjunto arquitetônico Pateo do Collegio abriga o que restou da primeira construção da cidade, de 1554. Foi ali que o padre jesuíta Manuel de Paiva celebrou a primeira missa no dia 25 de janeiro, num altar improvisado em uma cabana de pau-a-pique.

A casa e o colégio dos jesuítas foram inaugurados em dezembro de 1556 e serviram como sede educacional e religiosa da Vila de Piratininga durante mais de 80 anos.

Em 1882, parte da construção foi demolida, e o lugar tornou-se sede do governo. Somente em 1954 uma réplica do antigo prédio foi construída, preservando, no entanto, uma parede de taipa de pilão da construção original.

Atualmente, o Museu Padre Anchieta funciona no local, mantendo peças de arte sacra, quadros, fotografias, aquarelas e outras obras relativas ao período de fundação da cidade.

 

  • Visita externa com abordagem histórica do Pátio do Colégio.

 

Edifício do Banespa

O edifício Altino Arantes (também conhecido como Edifício do Banespa ou Banespão) é um dos prédios mais emblemáticos da capital paulista, sendo o 3º mais alto da cidade e o 4º do Brasil. Construído a partir de 1939 e inaugurado em 1947 por Ademar de Barros quando este era governador de São Paulo, foi durante mais de uma década o mais alto da cidade.

Seu projeto inicial foi alterado para fazê-lo à semelhança do Empire State Building, em Nova Iorque. Logo após a inauguração, na década de 1940, chegou a ser considerado a maior estrutura em concreto armado do mundo

 

  • Visita externa ao prédio do Banesp

 

Mosteiro de São Bento

A atual abadia é a quinta reconstrução dessa edificação que substituiu a morada do primeiro casal a habitar as terras paulistanas: os índios Tibiriçá e Bartira. No lugar da taba indígena, em 1598, foi construída uma capela em homenagem à Nossa Senhora de Montserrat.

A construção atual é de 1922, mas as últimas transformações no largo onde fica o mosteiro aconteceram na década de 80, com a construção do metrô, que incluiu um calçadão, bancos e jardins na paisagem de quem chega ao local.

A construção tem estilo eclético, com elementos do neogótico. Entre os muitos recursos decorativos (pinturas, esculturas, vitrais), destacam-se o impressionante crucifixo barroco de 1777 e o ícone da Virgem de Kasperovo, de 1893, trazido por russos foragidos da revolução socialista.

Na igreja onde estão os restos mortais de vários personagens importantes da história brasileira, aos domingos são realizadas cerimônias acompanhadas de belos cantos gregorianos.

Essas cerimônias são disputadíssimas por paulistanos e turistas.

 

  • Visita interna ao Mosteiro de São Bento

 

Theatro Municipal

Construído em 1903 e inaugurado em 1911, o Theatro Municipal mantém o estilo renascentista barroco, inspirado na Ópera de Paris, mesmo depois de várias reformas. O projeto foi realizado pelo escritório de Francisco Ramos de Azevedo, com a colaboração dos arquitetos italianos Cláudio e Domiziano Rossi.

O Municipal ainda foi o principal palco da Semana de Arte Moderna de 1922. A casa teatral destaca-se pela sua majestosa construção interna e externa. Anexo encontra-se o Museu do Theatro, inaugurado em 1983.

 

  • Visita externa ao Teatro Municipal.

 

Outros Atrativos desse Estudo do Meio:

 

  • Praça da Sé (Palácio da Justiça, Marco Zero...)

  • Rua 25 de Março e comércio popular.

  • Bovespa – Bolsa de Valores do Estado de São Paulo

  • BM&F – Bolsa de Mercadoria e Futuros

  • Edifício Martinelli

  • Praça Ramos de Azevedo

  • Impostômetro

 

Mercadão Municipal – Local para almoço

O edifício, em estilo eclético, foi construído entre 1928 e 1933 pelo escritório do renomado arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo, sendo o desenho das fachadas de Felisberto Ranzini. No interior, magníficos vitrais de Conrado Sorgenicht Filho mostram vários aspectos da produção de alimentos.

O entreposto foi totalmente reformado em 2004. A fachada foi recuperada, os vitrais foram restaurados e foi construído um mezanino, de autoria do arquiteto Pedro Paulo de Mello Saraiva, com diversos quiosques de comes e bebes.

Graças à reforma, o Mercado é hoje um ponto de encontro dos paulistanos. Atualmente está sendo cogitada a construção de um estacionamento subterrâneo para facilitar o acesso dos visitantes, mas ainda não há data prevista para o início das obras.

Rua Rio Claro, 84 - Jardim do Trevo.
Campinas-SP
Tel: (19) 41260737

bottom of page