top of page

Cidades Históricas

Ouro Preto, Mariana, Congonhas do Campo - MG

 

OURO PRETO

Ouro Preto nasceu sob o nome de Vila Rica, como resultado da épica aventura da colonização do interior que ocorreu no final do século XVII. Em 1698, saindo de Taubaté, São Paulo, a bandeira chefiada por Antônio Dias descortina o Itacolomi do alto da Serra do Ouro Preto, onde implanta a capela de São João. Ali, tem início o povoamento intenso do Vale do Tripui que, trinta anos depois, já possuía perto de 40 mil pessoas em mineração desordenada e sob a louca corrida pelo ouro de aluvião.

Em 1711, dá-se o conflito emboaba,  pela conquista de terras entre paulistas, portugueses e baianos. O Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida, luta para implantar em Vila Rica a cobrança do quinto, devido à Coroa e assumir o comando do território, fazendo de Felipe dos Santos sua primeira vítima, em 1720.

Com a Independência, recebe o nome de Ouro Preto e torna-se a capital de Minas até 1897. É declarado Patrimônio da Memória Nacional a partir de 1933 e tombada pelo IPHAN em 1938. Em 1980 é considerado Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO.

LOCAIS VISITADOS:

- Matriz N. S. do Pilar e Museu do Aleijadinho;

- Igreja São Francisco de Assis;

- Igreja N. S. do Carmo;

- Museu da Mineralogia;

- Museu da Inconfidência;

- Casa dos Contos;

- Mina do Chico Rei;

- Praça Tiradentes.

*Hospedagem no Brumas Hostel a 300m da praça Tiradentes.

 

MARIANA

No dia 16 de julho de 1696 a Bandeira comandada por Salvador Fernandes Furtado de Mendonça fixou uma base nas margens de um ribeirão denominado "do Carmo". Acompanhado de alguns homens, dentre eles Miguel Garcia, percebeu a existência de considerável quantidade de ouro na região, denunciada pelo pó amarelo encontrado no leito e fundo do rio. Foi erguida uma capela. Nascia Mariana, uma menina plebéia que depois se tornaria rainha.

 

MINA DA PASSAGEM:

Maior Mina de Ouro aberta a visitação do mundo, a Mina da Passagem guarda segredos e mistérios que encantam a todos. A descida para as galerias subterrâneas se faz de modo incomum, através de um trolley, que chega a 315m de extensão e 120m de profundidade, onde se vê um maravilhoso lago natural. O cenário do interior da mina impressiona a todos. A temperatura é estável o ano todo, entre 17 e 20 graus Celsius. Desde a sua fundação no início do século XVIII, foram retiradas aproximadamente 35 toneladas de ouro

LOCAIS VISITADOS:

- Mina da Passagem;

- Garimpo de Topázio. 

 

CONGONHAS

Congonhas teve origem em 1757 quando foi fundado o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, por Feliciano Mendes, de Guimarães, nascido em Portugal, de início modesta cruz e oratório.

Célebre monumento histórico e artístico de Congonhas é o santuário barroco de Bom Jesus de Matosinhos, que desde 1985 é Patrimônio da Humanidade e um bem tombado pelo IPHAN. Construído em várias etapas, nos séculos XVIII e XIX por vários mestres, artesãos e pintores como, Aleijadinho e Manuel da costa Ataíde, sendo uma das maiores realizações do barroco brasileiro.

 

LOCAIS VISITADOS:

- Santuário barroco de Bom Jesus;

Rua Rio Claro, 84 - Jardim do Trevo.
Campinas-SP
Tel: (19) 41260737

bottom of page