




Aquário de São Paulo
São Paulo - SP
O primeiro aquário temático da América do Sul apresenta a oportunidade única de se conhecer de perto a realidade de diversos ecossistemas aquáticos nacionais e internacionais.
Considerado uma referência em tratamento e exposição de animais, o Aquário de São Paulo é o maior aquário da América Latina e foi inaugurado em 2006, contando com 9 mil m² e utilizando 2 milhões de litros de água.
Atividades/Proposta Pedagógica
• As florestas brasileiras são retratadas no primeiro setor, dedicado à água doce, e onde são abordados temas como poluição dos rios e espécies ameaçadas de extinção. Nesta ala de 3 mil m², é possível conhecer os famosos filhotes de jacarés albinos, que projetaram o Aquário de São Paulo internacionalmente, por serem os únicos em exposição no mundo, além de jacarés, lagartos, iguanas e serpentes.
• O oceanário é um verdadeiro mergulho no mundo marinho. Com mais de 1 milhão de litros de água, neste setor os visitantes embarcam em um submarino naufragado, cercado de tubarões e raias. O mangue, o costão e a rica variedade de formas e cores das espécies dos oceanos também encantam os visitantes.
• Após um passeio pelo Vale dos Dinossauros, com réplicas gigantes desses seres e uma visita a um museu paleontológico, a surpresa fica por conta dos morcegos gigantes da ilha de Java, na Indonésia, e uma divertida visita ao Pólo Norte, protagonizada pelos pingüins.
• Por fim, no Setor Mamífero, um fascinante passeio em meio à selva amazônica. Visores gigantes apresentam o Tapajós, um filhote de peixe-boi que pode ser apreciado também por uma visão privilegiada por meio de uma passarela por cima do recinto. Macacos, tucanos, lontras e tamanduás complementam esse passeio que ainda conta com a presença de Thunder, um lobo-marinho que adora fazer peripécias na água e que aguarda pelos visitantes em um grande navio pirata.
Temas trabalhados
Ciências e Biologia